Franck Vallois: empreendedor francês aposta na inteligência imobiliária

Franck Vallois

Pensem em um perfil heterogêneo: Franck Vallois é assim! Com uma base de formação de oficial e piloto militar da força aérea francesa, Vallois foi instrutor de voos nos Estados Unidos após deixar as forças armadas. Mas muita coisa mudou de lá para cá.

Desde sua chegada no Brasil em 1996, se tornou empreendedor nas áreas de transporte, turismo e grandes eventos. Seu portfólio se recheou de operações de alto padrão e negociações de grandes contratos, a nível nacional e internacional.

Ao completar 50 anos, iniciou uma nova jornada de desafios, investindo durante três anos em formações nas áreas de investimentos financeiros e imobiliários, com o objetivo de empreender novamente, baseado agora em Florianópolis. Hoje, Franck Vallois é um dos sócios da Lotioito by Neximob, única empresa licenciada na Grande Florianópolis a utilizar o método de inteligência imobiliária Neximob.

Nesta entrevista, Franck Vallois fala, entre outros assuntos, sobre suas expectativas para 2020, os desafios a serem enfrentados pelo setor imobiliário, e sobre como a tecnologia e inovação podem ajudar a impulsionar a atividade do segmento. Leia abaixo!

01. Qual sua expectativa para o setor imobiliário em 2020?

Depois ter sido tomado de surpresa pela crise sanitária, econômica e financeira desencadeada pela pandemia de coronavírus, acredito numa retomada inicial lenta, que poderá se acelerar apenas a partir do final do ano. Isto caso as incertezas que ainda existam na política, economia e finanças se dissipem ou, pelo menos, fiquem estáveis. Falo da disponibilidade e acesso ao crédito, taxas de juros, estabilidade política, simplificação das regulamentações, desburocratização, velocidade nas aprovações, baixo nível de desemprego , entre outras questões.

02. Quais os principais desafios a serem enfrentados? 

Acredito que a maioria das novas ofertas que estão aparecendo no mercado sejam muito similares (mesmos produtos disponibilizados, acima e/ou não adaptados a demanda). A inflação rápida e importante dos custos dos terrenos e obras, pelo fluxos excessivos e rápido de investimentos nas mesmas localidades, também é um desafio. E também é importante estar atento para não confundir o sentimento de confiança do mercado em geral, com fatos e números (taxas, juros, empregos, demanda, etc.).

03. Quais devem ser os principais pontos de atenção para as empresas de toda cadeia produtiva da construção?

Além dos pontos evocados nas perguntas anteriores, acredito ser imprescindível saber reunir e escutar todos os atores da cadeia na hora de criar um projeto. É crucial estar na escuta da demanda, e certamente não da moda. 

Parece óbvio, mas infelizmente ainda temos muitos exemplos de investidores, construtoras, incorporadoras e loteadoras que procuram nossa empresa para relançar magníficos projetos, lançados há anos e, infelizmente, não performados. Nesses casos, nosso primeiro trabalho é um estudo de viabilidade completo, que além das partes técnicas e financeiras, analisa também o comportamento dos clientes potenciais. Assim, podemos apontar as falhas no projeto, efetuar as modificações necessárias e traçar uma nova estratégia para um novo lançamento, rápido e eficiente. 

Muitas vezes as falhas começam na fase de criação do projeto, durante a qual os diferentes especialistas estão sendo consultados separadamente, tendo como resultado um puzzle, cujo a localização está adaptado a uma parte da demanda, o design a outra, as infraestruturas estão voltados à uma terceira parte e o preço ainda para outra…É muito tempo perdido; e portanto muito dinheiro desperdiçado!

Claro que simplifiquei um assunto complexo, mas este é um dos maiores erros que observamos. Seu projeto pode parecer estar perfeitamente localizado, o mais bonito, mais inovador, mais na moda, simplesmente o melhor da cidade, mas se, por acaso, não estiver adaptado à demanda daquele momento, dificilmente será bem sucedido. Parece tratar-se apenas de bom senso, mas ainda é um fato no mercado. Estamos aqui para mudar esse paradigma! 

04. Como a tecnologia e a inovação podem ajudar a impulsionar a atividade do segmento?

Acredito como fundamental o suporte da tecnologia e da inovação. Pois o acesso a informações cada vez mais amplas, detalhadas e de forma rápida, é crucial para ter resultados mais eficientes, em cada nível de um projeto. A lista é longa. Ela vai da qualidade dos estudos de viabilidade, até o diagnóstico e avaliação de desempenho das equipes de venda durante o lançamento; passando pela possibilidade de estudar diversos cenários do projeto antes das tomadas de decisões, treinamento e qualificação da mão de obra, e por evitar desperdícios de tempo e material num canteiro de obra, etc. Faz parte do que chamamos de nosso “success model“. 

Além de juntar as experiências e expertises das nossas equipes e parceiros para obter soluções criativas e assertivas, investimos e usamos todas as ferramentas disponíveis. A Inteligência Artificial, novas tecnologias, planejamento estratégico, inovação, processo assertivos, treinamentos, parcerias estratégicas, etc, fazem parte da “Inteligência Imobiliária”, que viabiliza, potencializa e maximiza os resultados dos nossos clientes.

05. Traga uma mensagem que resuma sua percepção quanto ao momento vivido pelo mercado.

Depois de alguns anos de represamento, o mercado já mostrou sinais de retomada que, começando por São Paulo, está se estendendo a outras regiões. Se a região Sul está na terceira posição em termos de níveis de investimentos das empresas do setor, com duas vezes menos investimentos que a região sudeste, ela está apenas 2% atrás do centro-oeste, que está no segundo lugar. Neste cenário, Santa Catarina é o primeiro lugar da região sul (4° lugar nacional, antes mesmo do Rio de Janeiro). Portanto, não é ser otimista dizer que estamos entrando numa fase de retomada animadora.

Porém, além dos pontos já comentados anteriormente, antes de multiplicar lançamentos de novos projetos e inundar o mercado de novos lançamentos, precisamos prestar muita atenção ao perfil e comportamento da demanda, bem como aos estoques ainda no mercado. Também acredito ser salutar, pensar em fazer parcerias estratégicas, para evitar perda de tempo e de muito dinheiro, como já aconteceu alguns anos atrás, quando a oferta ultrapassou a demanda, e/ou quando os lançamentos viraram remanescentes, por não estarem adaptados à pouca demanda ainda disponível. 

O mercado deve deixar para trás os velhos hábitos e atuar em 2020 de forma consciente, bem formada e informada, qualificada e inovadora! Estamos aqui para ajudar a mudar esse paradigma. Estamos à disposição para fazer parcerias, encontrar soluções para quem quer investir, lançar (ou relançar), conceber e viabilizar projetos.